domingo, 27 de março de 2011

Mulher bonita , inteligente...e sozinha

 Por Cristiane Dultra

Dentre os muitos conflitos que nós mulheres temos enfrentado o que tem incomodado muitas das mulheres é o fato de estar sozinha numa vida sem romance. Sei que existe crença de que o homem tem medo de mulher inteligente, independente mais não creio que este mito seja efetivamente relevante ao fato de ter tantas mulheres sozinhas nos dias de hoje. Mesmo sabendo que homens e mulheres têm vivido conflitos difíceis por conta das significativas mudanças sociais e, por conseqüência, comportamentais; mas daí a afirmar que tantas mulheres bonitas, inteligentes e interessantes estão sozinhas porque os homens fogem delas já acho parcial e tendencioso demais.

Então, minha pergunta que não quer se calar continua: Por que parece que as relações vão se tornando mais difíceis quanto mais cresce a lista das qualidades femininas? Por que elas falam e repetem que desejam encontrar alguém, viver um amor, mas se sentem cada vez mais cansadas e sem saber como agir para atingir este objetivo?!?  Bom a minha singela opinião é, o alvo de busca de muitas de nós mulheres (que muitas vezes anda feliz da vida sozinha) é  configuração social que está instalada de que no outro estamos felizes, e que focam o outro por acreditarem que é este outro (ou o encontro com ele) que lhes trará a tão esperada solução para incômodos que chamamos de solidão, insegurança, falta de auto-estima.

No entanto, penso que está na hora de parar de apostar todas as fichas no outro; e perceber, finalmente, que se o seu grande amor não vem, é porque de alguma forma, a sua porta está fechada.
Certamente, muitas mulheres responderiam: De forma alguma. Estou absolutamente disponível, mas não acontece, não rola, não há homens interessados em relacionamentos estáveis. Não acredito de forma alguma nisso , acho simplesmente que tem sim homens  interessados, disponíveis e em busca de relacionamentos estáveis. Se ele não chega até você ou você não chega até ele é, seguramente, uma outra questão...  Os sinais feminisnos de interesse e sedução se configura de forma natural e simples, algumas mulheres tem isso de forma espontanea outras ficam buscando como se fosse receita de bolo e não é assim.

Sinto informar que é algo mais profundo ligado a auto estima, fatores psicológicos, sua forma de ver a sua sexualidade e convém buscar apoio de quem realmente confia para compartilhar tudo isso o que não vale é arrumar discursos que são da boca pra fora para justificar a solidão, a falta de tato com os homens e a ansiedade que tira qualquer beleza e encanto,porque  mulher bonita, inteligente, interessante e... sozinha é aquela em que a ansiedade já se tornou tão desmedida, tão inconsciente e tão autônoma, que toda beleza se perde no olhar angustiado.

Toda inteligência se cala na postura tensa, descrente, desconfiada, sempre pronta a atacar o homem que se aproxima, tentando confirmar se ele é apenas mais um que veio para ir embora logo em seguida... E todas as suas características, que lhe colocam na posição de interessante, perdem o brilho e a força na certeza de que não vai rolar. É um ciclo vicioso, uma crença-armadilha, uma autocondenação pelo pavor de tentar de novo e não dar certo.
De novo, o amor não encontra espaço, porque a atuação não é solta, não é natural, não é conseqüência... E não poderá ser enquanto não houver disponibilidade interna, sem couraças e condutas que mais afastam do que atraem, que mais assustam do que conquistam. Portanto garotas não condenem os homens, e nem façam discursos feministas ( que eu um dia ja fiz ) liberte suas emoções seus desejos e ainda mais sejam mais felizes mesmo que sozinhas.

2 comentários:

Raphael disse...

Olha, muito interessante e pertinente o seu texto. Eu tenho mutias amigas lindas, legais e inteligentes sozinhas, porque dizem que "o mercado está em crise".

Nem tanto. Conheço vários homens sérios e interessados em arranjar uma parceira para ter uma vida feliz, também.

Não dá para entender o que eles e elas querem afinal. Até porque, se fossem apresentados a elas ou o contrário, não iria dar certo - a primeira coisa que respondem quando proponho "dar uma ajudinha" é que "não se devem forçar as coisas".

Tá, beleza, fiquem esperando cair do céu então.

Porque eu conheci uma menina (total desconhecida, soube ser a irmã de uma amiga minha) no msn, conversei, troquei telefone. Nós nos encontramos, fomos ao cinema, trocamos beijos, transamos, e hoje, quase 3 anos depois, estamos casados e nosso filho nascerá em agosto (se Deus permitir).

E estou muito feliz.

Bjs

Patrik Shimizu disse...

o kara ai em cima ja disse tudo